Design sem nome (12).png

ARTROSE DO JOELHO

Saiba um pouco mais sobre essa patologia tão comum e que pode chegar a desfechos intensos e muito dolorosos. Conhecimento é sempre o início da melhor estratégia.

ARTROSE DO JOELHO OU GONARTROSE

Artrose é o processo de desgaste da cartilagem articular. Em todas nossas articulações do corpo, nós possuímos uma superfície com um tecido altamente especializado que permite o movimento contínuo, indolor e com baixíssimo índice de atrito, que é a Cartilagem. Quando essa estrutura é lesionada, inicia-se um processo de desgaste desse tecido levando a um movimento com maior gasto de energia e podendo se tornar doloroso.

Quais os sintomas?A Artrose do Joelho é processo degenerativo progressivo que geralmente inicia com dores insidiosas no joelho, rigidez articular, principalmente pela manhã, estalidos, crepitações e até mesmo falseios. Entretanto, apesar de alguns pacientes possuírem um desgaste articular intenso podem apresentar poucos sintomas leves e o contrário também acontece, mesmo em alterações degenerativas mais leves podem apresentar sintomas mais graves.

Como tratar?O tratamento deve ser individualizado. Os sintomas podem variar muito entre os pacientes, assim como o desgaste articular. O paciente deve ser avaliado pelos sintomas, pelos achados encontrados no exame clínico do médico assistente e através de exames complementares.O tratamento pode variar desde analgésicos adequados, medicações de proteção da cartilagem articular, viscossuplementos injetados diretamente na articulação até procedimentos cirúrgicos específicos, como osteotomias ou a prótese de joelho.

ATIVIDADE FÍSICA E ARTROSE: POSSO CONTINUAR MEUS EXERCÍCIOS?