Grapefruit%20and%20Vitamins_edited.jpg

OSTEOPOROSE TRANSITÓRIA DA GRAVIDEZ

O estudo do metabolismo ósseo durante a gravidez avançou recentemente, de modo que agora se entende que a segunda metade da gravidez pode envolver perda óssea em algumas pacientes.
O esqueleto fetal em desenvolvimento requer uma transferência substancial de cálcio da mãe para o feto, que se intensifica no terceiro trimestre. A gravidez em si não é um fator de risco para osteoporose mais tarde na vida, portanto esse processo é considerado transitório.
Como as mulheres grávidas representam uma população de pacientes em risco de deficiência de vitamina D, pode haver uma redução na absorção intestinal de cálcio durante a gravidez devido a essa deficiência o que pode aumentar o risco. A taxa de hipovitaminose D na gravidez varia de 6% a 96% e provavelmente é influenciada por vários fatores, incluindo latitude, etnia, suplementação, índice de massa corporal e até mesmo a estação do ano.

A noção de Osteoporose Transitória da Gravidez foi descrita pela primeira vez na década de 1950 e, embora seja considerada uma condição rara, pode ser subnotificada e subestimada.
Geralmente ocorre nos estágios mais avançados da gravidez e afeta mais frequentemente os quadris unilateralmente, embora possa haver envolvimento bilateral. Embora essa condição normalmente afete os fêmures, a Osteoporose Transitória da Gravidez foi documentada afetando outros ossos, incluindo os do punho, cotovelo, joelho e tornozelo. A causa exata permanece desconhecida, mas alterações no metabolismo ósseo podem desempenhar um papel relevante. Teorias adicionais incluem etiologias neurológicas, neurovasculares, hematológicas e vasculares.
Radiografias simples no plano anteroposterior da pelve com rotação adequada podem mostrar as alterações osteoporóticas na cabeça e no colo do fêmur. Se necessário, a ressonância magnética pode ser realizada com segurança na gravidez para referendar o diagnóstico.

TRATAMENTO

Durante a gravidez, o tratamento normalmente envolve suplementação de cálcio, analgesia e restrição de atividade. Os responsáveis precisam avaliar os riscos do repouso terapêutico no leito ao comparar com o risco de trombose venosa profunda ao determinar as opções de tratamento. A necessidade de intervenção cirúrgica é rara e justificada com base na natureza da lesão, geralmente quando há fratura desviada. Há evidências que sugerem que algumas fraturas não são diagnosticadas na gravidez e curam espontaneamente após o parto. Para a maioria dos pacientes, a recuperação é alcançada após o parto após 2 a 3 meses.

Osteoporosis_--_Smart-Servier_edited_edi